Um “PROJETO DE VIDA EM TERRITORIO AGROECOLÓGICO” enraizado desde o ano 2000 que evidencia o pertencimento à Natureza e à Comunidade Humana com suas diversidades culturais.
Com envolvimento na cultura regional e vocação pela aprendizagem multicultural, Arawikay direciona seu crescimento humano para uma pequena aldeia agroecológica e florestal nos caminhos do resguardo patrimonial, das pegadas sustentáveis de baixo impacto ao entorno, das criações coletivas. Nossa busca é pela resiliência e potenciais de serviço.
Por enquanto, seis pequenas terras (zonas) se interligam no projeto:
- Primeira e Segunda Terra – dois sítios com atividades caracterizadas desde o início do projeto como áreas de agricultura primária em agroecologia e preservação de florestas, com produção para consumo próprio, pequenas vendas, artesanato e vivências eco culturais.
Transitamos pelas atividades do campo criativo de um Turismo de Experiência na área rural, que se alinha com os conceitos e propostas do Turismo de Base Comunitária, para estadias de períodos maiores, para que os participantes possam viver em profundidade o território eco cultural.
Nosso cotidiano se encontra nas atividades de horta sintrópica, com visão permacultural e gestão holística dos sítios; criação de artesanato com materiais da floresta; reaproveitamentos e reutilização de outros materiais para venda de criações, assim como para oficinas.
- Terceira Terra – sítio cultural que permite a fluência de atividades nas experiências em Ecologia Profunda e Crescimento Humano, em áreas de Saúde Natural, Desenvolvimento de Artes e Ofícios, Espiritualidade (com usos de parte das trilhas Ita Toná). Aberto a criar parcerias com facilitadores engajados numa visão ecológica nas profissões e visão de mundo.
- Quarta Terra – sítio com maioria de reserva florestal, que se vincula a outras “áreas florestais” de outros três sítios, destinado a gerar um espaço sagrado para círculos de mulheres com lideranças em diversos setores sociais urbanos e rurais;
- Quinta e Sexta Terra – terras destinadas à venda para pessoas atuantes em coletivos informais ou formais, que constituirão as novas moradas do “Projeto Eco Anel”, para quem busca a vida neorrural de critérios sustentáveis, em pequenas áreas de hortas e pomares agroecológicos.
A inserção nas terras permitirá vincular-se de múltiplas formas, tendo opções para a interação individual ou grupal com as dinâmicas do projeto Bioaldeia Arawikay segundo interesses e acordos, ou permanecendo na interação simples espontânea como guardiãs da natureza.
◊◊◊
AGENDA DIVERSIFICADA PARA QUEM DESEJA CONHECER O PROJETO
Criamos diversas opções de permanência:
- um ou mais pernoites em estadias no sítio onde se encontra a Casa Ecokay, segundo cada programa, para envolvimento nas atividades que cada visitante tenha escolhido na nossa agenda;
- atividades de turismo de experiências com roteiros especiais para pessoas engajadas, de 3 a 9 horas nos fins de semana (sextas, sábados e domingos);
- sistema de voluntários aprendizes (nacionais e de vários países) em sistema de trocas, com inscrição de taxa mínima pelos seus custos básicos;
- voluntários que já participaram de uma ou mais experiências poderão ser convidados a parcerias para diversos projetos.
◊◊◊
AMBIENTE SELVAGEM E NUTRIÇÃO DA ALMA
Neste “Corredor Natural” de vida selvagem, florestas e morros existe uma grande diversidade de espécies vivas em áreas que protegemos com averbação e compensação legais e outras áreas com trabalhos de regeneração, permitindo também o crescimento espontâneo e geração de nascentes.
Nesse ambiente cada visitante pode se revitalizar e resgatar a sua comunicação sutil e corporal ou ainda reconhecer a sua própria natureza interna contribuindo com a desejada Saúde Planetária.
◊◊◊
COMO É A GEOGRAFIA, BIOREGIÃO E REGIÕES PRÓXIMAS
A sede rural se encontra nas curvas do rio Antinhas em um vale silencioso de morros preservados da Mata Atlântica e de cultivos no entorno.
Nos encontramos dentro de uma região de Microbacias e a 4km lineares da Reserva de Caraguatá, em Antônio Carlos, área da Grande Florianópolis. Distamos meia hora do começo da serra rumo a Angelina; a 50 km das primeiras praias de qualidade em Celso Ramos; a 48km de Florianópolis; a 30km das águas termais de Caldas de Imperatriz; a 13 km do centrinho de Antônio Carlos (11 mil habitantes) e a 300m do rio Farias que dá nome ao bairro.
◊◊◊
COMEÇANDO ATIVIDADES DE TURISMO SEM IMPACTO
Durante 2025 apresentamos as atividades de Turismo de Experiências, propiciando assim uma estadia singular para indivíduos, grupos ou instituições, que permitam a si mesmos escolher sua harmonização corporal, novas aprendizagens, convivência social e com sua natureza, ócio criativo, capacitações e descanso.
O encontro natural social permite a prática de ações cooperativas, de boa convivência e auto cuidado.
◊◊◊
.
ESTRUTURA DA SEDE DO PROJETO
Em dois dos terrenos constam as seguintes estruturas físicas:
“Colina das Flores – Refúgio Natural” – com vista para o vale, se encontra o refúgio multicultural, espaço para meditação, área das trilhas “Ita Toná”, cultivos agroecológicos para consumo próprio e pequenas vendas no estande de artes.
“Engenho Atelier – espaço cultural cercado pelos sons do rio e dos pássaros, honra a tradição regional, onde se encontra a criação artesanal de um antigo engenho de melado, agora destinado a exposições temáticas diversas, oficinas rurais e artísticas, além de atividades do campo.
“Casa EcoKay” – construção de madeira de colonos reformada (cedida pela anfitriã para acolhida/ hospedagem), onde se pode sentir o ambiente com aromas de chá e amplas janelas para os jardins e floresta.
◊◊◊
PROJETO ECOANEL PARA NOVOS MORADORES
No desenho do Projeto Bioaldeia Arawikay e no entorno da sua sede estamos destinando outras terras para a criação uma pequena aldeia sustentável agroflorestal para novos vizinhos. Nossa motivação é incentivar a todos para colocarmos na prática conceitos emergentes humanistas, ecológicos, técnicos ou sobre saúde natural para retomarmos a qualidade da vida rural, com espírito de preservação florestal e pertencimento à naureza.
E mais, queremos trazer a cultura local em beneficio do autoconhecimento, útil para cada profissão ou atividade, recriando vínculos sociais em toda sua diversidade, trazendo vitalidade para a saúde coletiva. O retiro e a quietude são base para que cada um se encontre com sua própria inspiração.
Procuramos equilibrar uma vida naturalmente espiritualizada e de envolvimento humano com práticas e estudos que contemplam os talentos silenciosos ou ativos que chegam com o tempo para se somarem aos nossos.
◊◊◊
.
A QUE NOS DEDICAMOS, O QUE OFERECEMOS
Com o passar dos anos encontramos metodologias e práticas voltadas a resgatar o sentido da nossa própria natureza, a reconhecer e transmitir a grandeza do ecossistema e entendemos a vida de Gaia como uma escola.
Continuamos a oferecer instrumentos para aprendizagens sobre:
- Convivência social resiliente, transiliente e sinergética
- Sensibilidade artística no cotidiano viver
- Reflexão e prática sobre novas formas de economia e consumo consciente
- Recriações culturais no campo
- Saúde natural e resiliência no cuidar de si
- Agricultura sintrópica e visão permacultural básica
- Novas reflexões sobre Natureza como Sujeito de Direitos
- Transições da urbanidade para o campo
- Liberdade de pensamento e criações
- Gestão holística do viver e se sustentar no campo
- Recepção de visitantes de curto e médio período em envolvimento com as experiências
◊◊◊
CUIDANDO DO ENGAJAMENTO SOCIAL
Cuidamos da política do “ser, fazer e transformar”, criando as mudanças necessárias. É a soma das vontades que traz a força do coletivo. Nos apoiamos e nos inspiramos em muitos setores do mundo e do Brasil que optaram por caminhos de cooperação.
De uma forma alegre, criando, colocando as mãos na massa ou nos retirando do ritmo urbano para um retiro pessoal, nosso lugar leva naturalmente à própria quietude, ao silêncio, à harmonia do auto- conhecimento e à curiosidade natural.
Oferecemos literatura e práticas para direcionar cada visitante a espaços e círculos construtivos, bem como para obter alguns instrumentos que contribuam também para as suas profissões, ofícios ou locais de trabalho.
Utilizamos metodologias diversificadas, abordagens e conceitos de estudos que permitem o crescimento pessoal ou grupal através de dinâmicas diferenciadas.
Promovemos a aprendizagem de técnicas artesanais feitas com a própria mão e ferramentas; experiências nas florestas e nos cultivos; escuta sobre conhecimentos ancestrais dos povos do mundo e populares do Brasil, no formato de:
- Oficinas sustentáveis
- Experiências de revitalizações
- Ecopráticas em campo
- Cursos em áreas específicas das artes, ecologia e retiros
- Momentos com a música e as danças em círculo vindas de tradições culturais do mundo
- Conexão e celebração com a Mãe Terra
◊◊◊
TRAGA SEU FOCO OU PROPÓSITO
Cada indivíduo ou grupo articulado poderá trazer um FOCO, um tema, um propósito para compartilhar, se desejar tê-lo presente nessa jornada como uma bússola orientadora em cada experiência. Iremos acompanhá-los nessa jornada de crescimento.
Cada pessoa pode se inspirar para cuidar dos seus próprios projetos, criar algum, sair mais vital ou até vencer algum desafio pessoal.
Vindo só na busca de estudo ou descanso terá os recantos para seu retiro.
◊◊◊
MUDANÇAS NO MUNDO NASCEM DE UTOPIAS
Nossa utopia é a Bioaldeia Arawikay – o sonho de criar um bom lugar, numa visão de mundo melhor para todos os seres.
Arawikay é formada na sua composição por duas palavras quetchuas que significam: “Canção do Ser” ou remetem também a “canção de todos os seres”. Uma metáfora para que cada um de nós descubra a própria natureza interior e a natureza de tudo o que é manifesto e vivo.
No aqui e agora incentivamos cada pessoa a viver o que pretende ver no mundo com atitudes e realizações.