I.O.N. – Imersão Orgânica Neorrural

“Ion” (grego) significa: “O QUE VAI INDO”, uma analogia sobre a liberdade de “ser e fluir”, incorporando novos conceitos e escolhas para que possamos reconhecer nossa expressão mais autentica, dissolvendo tudo o que possa impedir nosso auto conhecimento.

Essa visão prática nos alinha ao movimento da Natureza e suas Comunidades Vivas e nos orienta para o respeito mútuo e aceitação da diversidade, permitindo a evolução da Cultura Humana.

O OBJETIVO E O LUGAR

Na experiência intensiva “I.O.N.” oferecemos envolvimento direto com métodos, práticas, instrumentação, costumes e vivências singulares sobre como habitar as áreas rurais e florestais com vocação eco cultural e sobre como levar aprendizagens para a vida urbana, integrando os diversos campos da vida (detalhados mais abaixo).

No Município de Antônio Carlos, Santa Catarina, numa área de pequeno vale florestal preservado, o projeto é inserido num conjunto de pequenos sítios conectados entre si, que constituem o campus do projeto “Bioaldeia Arawikay, criada desde o ano 2000 em Antônio Carlos, Santa Catarina, Brasil. “Arawikay” é uma metáfora que remete a “Canção do Ser” ou “Canção de Todos os Seres”.

A ESTRUTURA

Nessa imersão “ ION” de uma semana, utilizaremos:

  • a Casa Ecokay para alojamentos e atividades em sistema de co-living;
  • o Salão Multicultural da Colina, para atividades artísticas, de movimento, meditação e rodas de conversa;
  • o Engenho-Atelier, para oficinas, exposições e área de socialização;
  • as áreas verdes para desfrutar do habitat florestal com as trilhas Ita Toná, recantos paisagísticos, pequenos cultivos agroecológicos, área de piquenique e jardins para refeições.

A PROPOSTA

A proposta é tornar a imersão um processo de observação e de experiências vivas, como uma Escola de Vida.

Promovemos reflexão e práticas sobre conceitos emergentes como: “Pacifismo de Fins”, “Natureza Como Sujeito de Direitos” , “Sociedades Resilientes”, entre outros.

Esta imersão será oferecida da seguinte maneira:

  • Sete dias de conteúdo, prática e convivência multicultural
  • E+ 4 dias como aprendizes colaboradores em sistema de Worldpackers (três vagas)
  • Duas vezes por ano em módulos independentes
  • Para número restrito de participantes
  • Com certificado de participação com o conteúdo geral do programa
  • Bibliografia online para complemento de temas
  • Um bônus-crédito progressivo ( caso voltem para um ou mais módulos) e sistema de descontos se vier com um ou mais interessados.

O QUE PODE PROPORCIONAR ESTA IMERSÃO

  • Revitalizar o corpo físico, mental, emocional e espiritual, ampliando a visão sobre a própria saúde natural e a necessidade de uma saúde coletiva.
  • Obter instrumentos para começar a liderar grupos ou para aprofundar liderança nos seus próprios grupos, bem como um fortalecimento integral em si mesmo.
  • Colocar as mãos na massa dentro de alguns ofícios e criações para compreender o sentido de sustentabilidade, do contato com a terra; valorizar as formas de trocas e os bons costumes do passado resgatando a própria proatividade, descobrindo habilidades, fazendo uso criterioso e útil da tecnologia moderna.
  • Aprender a lidar com a produção de um sitio, usar ferramentas e perceber os caminhos progressivos para gerar formas diversas de sustentabilidade e de resiliência. Procurar mais o convívio com a natureza dando vitalidade à vida urbana e ao próprio trabalho.
  • Vivenciar tipos de atividades grupais singulares, integrando o aspecto sutil, o olhar artístico, a experiência da empatia e pertencimento, ressignificando assim a própria visão de sociedade e de mundo. Experimentar o potencial das diversidades.
  • Debater conteúdos, integrando conhecimentos modernos e ensinamentos ancestrais; aprender métodos de comunicação sinergética e orgânica.
  • Participar de formas de organização grupal com a chamada dinâmica circular, explorar vínculos, se juntar a propósitos em comum e lidar com desafios.
  • Preparar receitas saudáveis com criatividade e design. Aprender com a degustação e com o sentido ritualístico da mesa comum para celebrações.
  • Obter uma visão humanista espiritualizada diante dos eventos do mundo e o sentido de Biofilia e da Ecoafluência, diminuindo os impactos sobre o planeta. Aprender a fazer transições orgânicas e descobrir a importância da cooperação na vida.

OS CAMPOS E AS ÁREAS A ABORDAR

* Campo Grupal

Experiências sobre sinergia grupal, valores, pilares e costumes de ecovilas / Práticas para gerar maior resiliência/ Cooperação e convivência co-living e alojamento cooperativo / Comunicação e organização circular/ Teorias e práticas.

* Campo das Artes

Desenvolver o olhar e sentir artístico através da musicalização, cantos e danças / Performances, instalações artísticas e teatralização com rodas de conversa / Fotografia artística grupal /Movimento, sensibilidade e criatividade / Artesanato com conceito

* Campo Intelectual da Comunicação e Visão de Mundo

Conhecimento sobre movimentos mundiais, referências bibliográficas e da web, segundo práticas / Uso de livros para leituras curtas de conteúdos para diálogos / Instrumentações para uma comunicação orgânica /Apresentações, conversas e debates.

*Campo das Celebrações e do Ritual – Espiritualidade Engajada

Meditação / Celebração multicultural / Momento sobre cura / Vivência: “Congresso dos Seres” / Estilos de danças em círculo, simbologia e diversidade / Momentos de interiorização, vibracionais e aprofundamentos.

*Área da Saúde Natural

Criação de Produtos para a saúde pessoal, para o lar e propósitos vibracionais / Mini oficinas e orientações.

*Áreas da Agricultura, Natureza e Experiências

Inserir-se em práticas diretas com a terra, na observação do ecossistema e do próprio vínculo corporal com esta /Manejo Agroflorestal / Ecologia prática com analogias sobre Ecologia Profunda / Saúde e Natureza / Criação de produtos naturais.

Campo da Criatividade – Oficinas

Na busca de escolhas ecológicas, critérios, destino, conceito e formas de consumo.

Campo do Eco Lazer

Noite de baile, música e jogos de confraternização / Ócio criativo e descanso / Caminhada temática, fotografia artística grupal, tempo livre.

*Política do Ser e Fazer

Formas de usar a própria inteligência, imaginação com profundidade para criações consistentes que contribuem com a sociedade.

*Área da Manutenção Geral

Diariamente haverá 30 minutos de cuidados de manutenção geral em grupo para os locais de uso comum, mantendo como foi recebido e harmonização vibracional dos ambientes.

PERFIL E IDADE DOS PARTICIPANTES

Para profissionais, estudantes, adultos, aposentados ou grupos de pessoas entre 21 e 65 anos, interessadas:

  • na reaproximação profunda com o ambiente natural e aprendizagens sobre os potenciais da vida neo rural;
  • no crescimento pessoal e multicultural;
  • na busca por instrumentos de trabalho e conhecimento de métodos;
  • na aprendizagem sobre improvisação e como lidar com desafios;
  • na vivência das linguagens artísticas, formas de harmonia corporal e conteúdos no campo da Ecologia Profunda.
  • na atitude política de gerar as mudanças na sociedade a partir do ser e fazer pessoal para se inserir como proativo em novos setores ou seus círculos.

Clique para ver: ASPECTO FILOSÓFICO – REFLEXIVO DA IMERSÃO