“Toda paisagem, todo convívio, toda percepção do além, do sutil se fazem vivos e presentes no aqui e agora trazendo luz à cada experiência.”
Dentro de cada programa e inspirados pelo que chamamos de “Horizontes Conceituais”, aprofundamos durante as práticas em campo os seguintes conceitos para gerar boas aprendizagens:
BIOFILIA, ECOAFLUÊNCIA, ESPIRITUALIDADE ENGAJADA,
SENTIDO DA ARTE, PACIFISMO DE FINS, RESILIÊNCIA.
Abraçamos e lembramos sobre a “BIOFILIA” que é a tendência natural do ser humano de sentir “Amor à Vida”, de voltar a atenção às coisas vivas / Edward Osborne Wilson.
Praticamos a “ECOAFLUÊNCIA” que se refere a uma atitude de preservação onde não se utiliza mais recursos do que o próprio ambiente pode recompor por si mesmo no seu natural ciclo e busca pelo equilíbrio/ James Martin.
Queremos uma “ESPIRITUALIDADE ENGAJADA” como comprometimento individual e grupal que conecte a percepção interior em favor de atitudes construtivas e concretas para gerar as mudanças necessárias no mundo.
Procuramos despertar o “SENTIDO DA ARTE”, a conexão sutil com a Beleza, onde descobrirmos nossa percepção sensível e o olhar artístico dentro do cotidiano viver. Percebemos e estimulamos o imaginário, ampliando os cinco sentidos e nos reconhecemos no caminho da criatividade.
Nos propomos a um “PACIFISMO DE FINS” para promover a cultura da paz como ação pedagógica a fim de dissipar as tendências que levam aos conflitos ou transformar os já instalados, prevenindo-nos sobre caminhos que possam levar à a violência nas suas diversas formas/ Stefan Zweig.
Cuidamos da “RESILIÊNCIA” como capacidade de auto restabelecimento e equilíbrio, para sabermos resistir ante o caos e reagir com vitalidade, podendo dar a volta por cima quando situações desafiantes aparecem.
Descubra em Arawikay como os conceitos podem servir como uma bússola!