OFICINAS SUSTENTÁVEIS

♥ Mergulhe numa arte popular, ancestral ou numa técnica, tudo feito a mão com criatividade e materiais ecológicos ou de reaproveitamentos. Na jornada irá incorporar novos conceitos e práticas que servirão para refletir e levar à sua área de atuação esta aprendizagem.

bioaldeia-oficinas

Seja a partir do ponto de vista artístico, corporal ou produtivo, os ofícios fazem de cada peça e experiência um momento singular propiciando também autoconhecimento. Repassaremos informações sobre o contexto que leva a uma criação, desde a procura pelo material no solo ou o potencial de reutilizações até seu destino final utilitário e educativo.

Você poderá levar um ou dois produtos, segundo a duração da experiência (objeto decorativo, utilitário, produto para a saúde e mais), ou também poderá participar de um mini projeto artesanal de produção local de Arawikay, que possa estar iniciado ou avançado aprendendo como fazer.

Os objetos possuem histórias e energias. Recuperar a criatividade manual pode evitar o sedentarismo, aumentar as economias e cuidar para que habilidades aumentem ou não se percam, favorecendo o crescimento e autonomia pessoal.

Convidamos a ler um relato nos “Artigos” sobre a linda história de Kevin e a sua experiência ao desenvolver novas  habilidades práticas numa experiência de autoconhecimento. Leia aqui.

OFICINAS E INFORMAÇÕES

As oficinas poderão ser oferecidas de forma individual, em pares, pequeno grupo com o aspecto técnico manual, uma conversa básica ou poderá solicitar um processo de autoconhecimento como vivência. Você pode propor também a sua data enviando duas opções diferentes, podendo ainda combinar uma ou mais oficinas, ou uma oficina com outro programa.

A permanência mínima é de dois a cinco dias, segundo o interesse de aprofundamento ou combinação com o programa de eco lazer. Pode nos fazer uma proposta se vier com o seu grupo.

As datas agendadas por nós poderão ser anunciadas no facebook, neste site ou via e-mail. Cadastre-se para receber informações.

Para indivíduo ou grupo, comunique o nome da oficina escolhida (ou mais de uma combinada) quando fizer seu cadastro (há um campo de mensagem específico para isso).  Se já tiver enviado o cadastro antes, avise por e-mail.

INTRODUÇÃO PRÁTICA PARA INICIANTES EM AGRICULTURA SINTRÓPICA

Inspirados pelas práticas de Ernst Gotsch seguimos os passos básicos para construir uma horta sintrópica experimental, segundo as características de nosso terreno florestal, oferecendo experiência nas hortas e com manejos florestais nos bambuzais, agro floresta, canteiros de jardins das casas e nascentes de água. Facilitadora: Eliana Isabel Gavenda

ECOPRINT –  Iniciação na técnica de usos de folhas, flores e objetos naturais para impressões botânicas. Reconhecimento de plantas com potencial para extrair a cor, mordentes e procura por um design aplicado em alguns tipos de tecidos naturais. Mínimo de duas pessoas que se proponham vir juntas a fazer a experiência; ou numa vivência/curso a cada primavera-verão.

HERBÁRIO DAS ARTES – Práticas de saúde natural física, emocional, mental e espiritual. Criação artística a partir do universo das plantas medicinais e as conexões humanas. Convivência pacífica e vital com a natureza. Mínimo de quatro pessoas que se proponham a fazer a experiência; ou numa vivência/curso a cada outono-primavera. Facilitadora: Tânia Valladares

CRIAÇÃO DE KOKEDAMAS – Técnica japonesa ornamental com terra, musgos, raízes, plantas, flores, plantas bioativas ou temperos. Reflexão sobre o caminho ao equilíbrio interior.

ALIMENTAÇÃO CELEBRATIVA VEGETARIANA, HUMOR E DESIGN –  Com receitas de alimentação saudável (vegetarianas, crudívoras e veganas) ressaltamos formas, cores e diversidade de gostos, tendo como uso: frutas, verduras, sementes, molhos, sucos, flores, castanhas e fibras. Preparo de mesas com gosto, atividade nas hortas e trilhas curtas na floresta; conceitos e orientações sobre saúde natural.

TECELAGEM (PENTE LIÇO) COM FIBRAS VEGETAIS E/OU FIOS TRADICIONAIS – Ao tecer você vai experimentar se reconhecer e gerar transformações durante o processo de criação de 1 ou 2 peças utilitárias de tecelagem, segundo o tempo de estadia. Os acabamentos com pequenos detalhes em madeira, tecido ou bambu trazem a natureza para seu íntimo (in-timus = dentro do coração).

ARTESANATO SUSTENTÁVEL – Criações em madeira; mosaico; pintura criativa; mini móvel; objeto decorativo ou instrumento musical. Matéria prima colhida na natureza e/ou de reaproveitamento e outros materiais. Facilitadora: Eliana Isabel Gavenda

FOTOGRAFIA VIVENCIAL – FACES DE GAIA – Experiências sensíveis, musicais, plásticas, teatrais (improvisação) e performances como forma de revitalização, autoconhecimento e aproximação do estado contemplativo, vivenciando detalhes do ecosistema. Requer boa máquina de fotos ou boa câmera de celular. Facilitadora: Eliana Isabel Gavenda

JOGO DA TRANSFORMAÇÃO (da Escócia) – Versão da dinâmica criada na comunidade de Findhorn – que utiliza um tabuleiro para gerar processos de autoconhecimento. Apresentamos uma versão que integra a ecologia como forma de percepção da própria natureza e dos caminhos pessoais. O jogo propõe a superação de desafios, aprofundamento do caminho pessoal e outra forma de lidar com vínculos, com a profissão, com a própria corporalidade, com o sentido de amor ao planeta, dando melhor forma e vitalidade aos processos para seguir em frente.

O valor deste programa cobre a estrutura da estadia de 2 a 4 dias, o ecolazer com seus espaços e a dinâmica prática na natureza. O jogo em si no tabuleiro de 10 horas é oferecido de forma gratuita. O número de integrantes é de duas pessoas (mínimo) até cinco participantes (máximo). Pode solicitar uma experiência individual. Você pode também articular e vir com o seu grupo e optar por combinar o jogo com o programa de ecolazer ou como retiro temático entre 2 e 5 dias.

Faciltadoras: Eliana Isabel Gavenda e Tânia Valladares