ECOALDEIA FLORESTAL

 

ECO ANEL/MORAR  

Divulgamos este eco habitat para alguns poucos novos guardiões que queiram se inserir em diversos terrenos no entorno. Um projeto para habitar nas eco moradas com sustento cultural, e nos dedicarmos juntos a uma vida pacífica com boa preservação do ecossistema!

APRESENTAÇÃO:

Nosso projeto de base apresenta um modelo experimental de convivência e aprendizagens dentro do desenho de uma aldeia ecológica .

Para quem venha morar como um aprendiz neo rural ou já com experiências diversas, a cultura das trocas será sempre parte da nossa busca.

Este projeto de Arawikay foi enraizado há 20 anos com reinvenções cíclicas. Dedicado a visitantes, possui dois residentes e um pequeno grupo externo de apoio, todos vinculados com algumas entidades ecológicas e humanistas.

Seguindo os caminhos do desenvolvimento orgânico na forma de agir e pensar, nos espelhamos nas funções das comunidades vivas dentro do ecossistema e assim definimos como “células” cada um dos lotes existentes (desmembrados há 10 anos).

Ancoramos assim a idéia de termos um solo vivo a ser ocupado pelos futuros guardiões neo rurais, que abracem a visão destas áreas entrelaçadas como ecossistema , uma unidade natural a ser zelada e potencializada para riqueza cultural.

Estamos num pequeno vale ensolarado, florestal, com algumas famílias no entorno de agricultura familiar. Praticamos localmente agricultura sintrópica, permacultura e manejo agroflorestal (de alto nível de preservação).

As áreas possuem um visual paisagístico amplo, com geografia irregular que apresenta espaços singulares e diferentes para diversas atividades.Todas as áreas possuem espaços para horta, pomares e um pouco de agrofloresta, sendo o restante protegido mediante averbação florestal definitiva.

Na presença das águas puras (a cada ciclo brotam nascentes ), existe a silenciosa tarefa cotidiana de Arawikay, como projeto rural de subsistência e desenvolvimento cultural.

Hoje o nosso impulso é o de retomar a ideia de criar este anel para eco moradores para uma interação criativa entre vizinhos (não dependentes entre si e sim, envolvidos num engajamento de descobrimento de parcerias ou amizade e apoios mútuos, criando esta cultura “inter” dependente, se retroalimentando como um espelho da vida biológica do ecossistema.

Também olharmos para uma cultura pela resiliência e o aprofundamento da Vida.

Formariam a vida deste “Anel Ecológico” possíveis projetos simples e espontâneos ou mais complexos e elaborados, diversas formas de trocas com uma nova economia local, diversos potenciais para estudos em diferentes áreas, potencial para eco lazer, retiro pessoal, áreas pessoais ou abertas vizinhas para atender alunos ou diversos visitantes que façam parte da própria subsistência e vocação.

Assim o espaço cotidiano do “núcleo” de Arawikay estaria ampliado para outros movimentos interativos no entorno de mútuo sustento energético, com a idéia é cuidar da quietude natural, da preciosidade do silêncio e sermos criativos na interação possível.

Como residentes temos ampla experiência na vida em comunidade e também vocação para trabalhos grupais e lideranças diversas. Neste ciclo procuramos a simplicidade, o compartilhar saberes e deixamos a natureza deste ecossistema liderar e nos auto-educar no caminho para criar uma sociedade local mais engajada nas necessidades do planeta e da própria vida, sem perdermos a singularidade individual e fomentando o “espírito” de uma comunidade natural.

Isso inclui tratar a natureza também como uma comunidade de espécies, reconhecendo a sua inteligência, funções e direitos.

Valores como estes abaixo são a nossa bússola e forma de levar na prática o nosso cotidiano e agendas. Queremos entusiasmar a serem praticados no futuro ecoanel de moradores:

ECOAFLUÊNCIA – produzir e utilizar não mais do que a natureza possa repor (naturalmente ou pela nossa intervenção “a tempo”); aprofundar esse DIREITO DELA SER, EXISTIR E EVOLUIR com nosso esforço criativo e de auto-educação para gerar mínimos impactos.

BIOFILIA – o amor humano natural a todas as espécies vivas, o que significa irmos fazendo uma transição, nos educando a conviver com outras espécies de outras formas de inteligência.

RESILIÊNCIA – o preparo para estarmos sempre prontos para confrontar os desafios que vierem do mundo, com integridade e em prol de nossa saúde integral; assumir as nossas ESCOLHAS, LIVRES E COM RESPONSABILIDADE NO ENGAJAMENTO SOCIAL, contribuindo com a saúde coletiva.

PACIFISMO DE FINS – retirar toda forma de violência ou ações que levem a esta, de modo a alcançar um “propósito maior” (seja qual for a forma deste), através das linguagens sutis da paz e das ações corretas.

ESPIRITUALIDADE ENGAJADA – um estado do ser em comunhão com outros seres visíveis e sutis, honrando a sutileza da Vida e nos abrindo a outras percepções e dimensões.

Estas são as nossas buscas por meio de costumes e atividades para entender como construir um bom assentamento humano de convívio com a natureza, para produzir alimentos, fazer manejos agroflorestais, criar uma pequena sociedade bem engajada num projeto de habitat florestal possível. Diferente de chácaras ou sítios produtores convencionais ou de vida de lazer no campo, procuramos mínimos impactos e maior abundância, diversificação e talentos ou pessoas que procuram mais seu retiro interior no mundo natural como uma forma de vida com ações pacíficas.

Esta ideia de projeto define cuidar da vida de animais selvagens e muito presentes no entorno, o que impede a criação de outros animais mais domésticos, por exemplo, inserir cachorros e gatos nos lotes.

Será uma eco aldeia regional de poucas construções para mantermos a qualidade ambiental, longe de ser semelhante a condomínios. Procuramos por interessados ecológicos. Visualizamos inserir na cultura futuramente e numa rede a outros perfis semelhantes que possam estar numa distância também de até 6 km.

A vida junto a um ecossistema mais natural gera potenciais para outras formas de convivência social, formas diversificadas de economia, espiritualidade, auto educação, arte, construção e apoios mútuos, saúde natural, desenvolvimento de projetos originais, ciclos de retiro e quietude.

Entender como se desenvolve a natureza, esse caos e circularidade, os enlaces, as redes biológicas, a dança dos elementos, o humor diferente e também o efeito da espécie humana na mesma é parte de um caminho de descobertas e potenciais para gerar a cura, auto-cura,desenvolver a inteligência concreta e abstrata numa vida mas artesanal com tecnologias de baixo impacto.

Prepara-nos para eventos de alto impacto no mundo, mantendo a alegria, reagindo com saúde e criatividade, contribuindo ao equilíbrio do nosso corpo e da sociedade.

Parte dos recursos provenientes das futuras vendas será destinado a projetos de revitalização de estruturas existentes e um novo design para gerar multi-utilidades nas estruturas antigas de Arawikay.

Alguma destas estruturas poderá vir a ser um núcleo para novas parcerias (com acordos individuais particulares ou alguns grupais particulares para seu uso enquanto se mantenha o pefil que procura Arawikay), de forma a otimizar as estruturas físicas para um potencial cultural da aldeia toda.

A nossa proposta e condição para uma venda é que, aqueles que adquiram estas áreas se comprometam a ser “guardiões do ecossistema ”dessa região preservada, com outra visão sobre a posse da terra, num entendimento de engajamento verdadeiro com a natureza, algo que nos una pelas afinidades e sustente valores.

A aproximação para integrar este ecoanel depende de preencher um formulário com diversas perguntas, seguido de uma visita para conhecimento mútuo e do local. Dentro deste formulário oferecemos algumas informações para a reflexão aprofundada do que procuram desenvolver.

A forma de sustento nessa aldeia será sempre pessoal: poderão ser pessoas que trabalhem fora, ou por internet no seu eco lar e obtendo algo da própria terra (artesanatos, móveis, cultivos e criação de produtos, cursos educativos, oficinas desenvolvendo conceitos ecológicos em qualquer área, atendimentos ou vivendo de uma renda).

Todos poderão estar em “alguma forma” de parceria com Arawikay ) ou realizá-las entre alguns vizinhos ou se mantendo retirados. Arawikay estará como coração da aldeia sustentando os valores desde sempre, com espaços cedidos em ciclos para unir este Anel de vizinhos dentro dos conceitos que apresentamos, promovendo o desenvolvimento no entorno, ficando assim também cada célula e morador independentes.

O contrato legal para a compra preservará o básico para proteção e segurança do projeto todo, que inclui todos os poucos lotes.

Estimulamos a cultura da confiança e das boas práticas, com amparo mútuo diante de eventualidades, através de processos de comunicação sustentável ou eventos que propiciem o bom diálogo, assim como nos apoiamos nas leis e no estabelecido desde o começo para entrega destas áreas.

Cuidando de um “espírito” comunitário e cooperativo, não necessariamente no formato das antigas comunidades, poderemos entender que: “comunidades intencionais” , “ecovilas”, “aldeias verdes”, “jardins humanos”,etc. precisam acompanhar esta volta da espiral dos novos tempos de como criar comunidades mais espontâneas, livres, singulares, com caminhos educativos mais sustentáveis, resilientes e diferentes nas escolhas das suas dinâmicas, formatos, serviços, convivência , economia e propósitos.

Sem receitas, mas com aprendizado das antigas experiências escolhemos, através energia da autogestão, aprender o sentido de fazer caminhos experimentais de forma “orgânica”, seja em áreas ocupadas como indivíduos ou como entidades.

Optamos assim e convidamos a manter o equilíbrio de cuidar da natureza com esta proposta:

*Prática da simplicidade” –  evitando impactos negativos na natureza e vizinhança; uma simplicidade também com conforto, beleza, praticidade e segurança. Moradas criada com conceitos ecológicos, design que se alinhe a vida de campo sem características urbanas, que gerem simpatia para inspirar outras pessoas e sejam eficientes em uso de mono ambientes para diversos usos.

*Se aquietar e trazer a meditação, a contemplação, ou ócio criativo conectados ou a dinâmica de trabalho com sentido mais pacífico.

INFORMAÇÕES GERAIS:

As áreas disponíveis são de geografia uniforme, recantos bem diversificados e possuem caminhos de acesso, escrituras legais, todo o exigido por lei (CAR, reservas legais, compensações florestais, mapas demonstrativos, impostos anuais em dia) .

É este o seu momento de abraçar uma vida rural com conceitos ecológicos? Se sim, veja as orientações aqui abaixo antes de entrar em contato. Gratidão!

______________________________________________________________________________

PASSOS PARA APROXIMAÇÃO

1-Preenchimento do CADASTRO PESSOAL para apresentar seu perfil básico. Entraremos em diálogo.

Contato direto: [email protected] (será solicitado o cadastramento para continuar o diálogo).

2-Solicite no cadastro o FORMULÁRIO PARA ECO MORADORES (para responder brevemente as 13 perguntas básicas).

3- Visitar em seguida a Bioaldeia Arawikay .

Opções:

– Visita nas áreas específicas para compra no entorno do núcleo de Arawikay : 45 minutos (gratuito) sem entrada na área do núcleo e das estruturas) podendo voltar numa outra vez a conhecer o núcleo e aprofundar o assunto do ecoanel mediante alguma inscrição num programa.

– Visita Curta (entre 2:30 a 3 horas) com visita ao núcleo e algumas áreas para compra no entorno.

– Visita Curta com Ecolazer, sem pernoite (de 4 a 8 horas).

– Visita Curta com Ecolazer, com pernoite/s (escolha um programa de Eco Lazer ou outros programas culturais do site segundo o tempo de permanência).

Poderá solicitar uma refeição na visita curta quando for a partir de 5 horas de permanência (dependerá da data).

Formas de estadia com pernoite (referentes a compra de terras): mediante Air BNB, Air BNB EXPERIÊNCIAS, Alcolhida Familiar ou o Sistema de Agenda do site e seus programas (mais restritos na pandemia).

______________________________________________________________________________

INSCRIÇÃO: Será antecipada, mediante depósito com um mínimo de 10 a 15 dias. Não poderemos receber visitas espontâneas que se apresentem sem inscrição e comunicação prévia de suas intenções.

Visitas que irão pernoitar ou não deverão seguir protocolos referentes à pandemia, manter distanciamentos e lamentavelmente não poderemos receber se houver alguém com algum sintoma, devendo se alojar nas proximidades adequadas.

Sugerimos articular seu próprio grupo familiar ou de amizade (até 4 pessoas com pernoite ou até 6 pessoas, sem pernoite – consultar grupos de maior número). Consultar sobre vir com crianças.

______________________________________________________________________________

ONDE SE LOCALIZA ARAWIKAY/ INFRAESTRUTURA PRÓXIMA PARA CONSIDERAREM NO CONTEXTO DA COMPRA DA TERRA:

LOCALIZAÇÃO: Num pequeno vale verde a 13 km do centro de Antônio Carlos-SC, na área rural. Dista 47 km da Ilha de Santa Catarina, ou 28 km da BR 101 em Biguaçu. Região das Microbacias Hidrográficas, na Mata Atlântica e próxima ao cinturão verde de Agricultura Familiar.

LUGARES TURÍSTICOS: Diversidade de praias ( viagem de 50min até 1h50 para 50 praias turísticas ou mais isoladas). Dista 1h 30 da serra (Angelina, Bom Retiro). A 45 minutos de banhos termais.

ACESSOS À REGIÃO: Dois caminhos de acesso para áreas urbanas próximas ou infraestrutura maior na direção de Florianópolis, Joinville (asfaltados) e um terceiro anel rodoviário em construção unindo a região de Antônio Carlos-Biguaçu com Palhoça, a 20km. Nosso local se mantém isolado de transito turístico e local, salvo poucas famílias agricultoras, rodeado de florestas e paisagens.

INTERNET: Atual a rádio (estável) / com fibra ótica até final de 2021. Rede de celular boa para TIM e um pouco da Oi, oscilante para outras.

SUS DO MUNICÍPIO: Bem estruturado e eficiente, fica a 14 km (serviço gratuito de transporte para fazer exames/ convênios com clínicas). Hospital Regional de São José a 27 km / UPA em Biguaçu a 16 km. OBS: Helicóptero (da saúde estadual) eficiente e rápido em caso de emergências.

INFRAESTRUTURA PERTO: Mercado grande a 7km e infraestrutura geral em Antônio Carlos (bancos, comércio, escolas, restaurantes, biblioteca, lojas de produtos naturais, padarias, hipermercados, sacolão do produtor rural, SUS, etc).

SEGURANÇA: Boa na região/ Vale silencioso / Mínima circulação durante a semana ( 8 vizinhos agricultores mais acima)

PONTO DE TRANSPORTE PÚBLICO: Dois horários x dia, chega até 1,3 km antes da entrada aos sitios. Caminhada leve de 15 a 20 minutos.

TRANSPORTE ESCOLAR: Do município, Leva e traz até a porta dos sítios.

SERVIÇO DE TÁXIS: Desde o centro de Antônio Carlos até o sítio, 14km.

UBER: Um só no centrinho de Antônio Carlos ou vários a partir de Biguaçu.

______________________________________________________________________________

Agradecemos compartilhar esta apresentação a possíveis interessados conhecidos que tenham perfil para esta forma de vida eco rural .

Agradecemos não compartilhar informações de nossos diálogos pessoais. Indique, por favor, entrarem em contato direto. Gratidão!

Link para se cadastrar e receber o formulário com perguntas, realizarmos um diálogo:

CADASTRO AQUI

Saudações Florestais!

BIOALDEIA ARAWIKAY Projeto Eco Anel 2021-2022